SYNODOS significa “caminhar juntos”.
Para além da sua importância histórica e cultural, religiosa e antropológica, há mil anos que os Caminhos de Santiago se renovam e redescobrem como lugar-tempo de encontro, possibilitando aos peregrinos que os percorrem uma intensa experiência iniciática e mistagógica, penitencial e metanóica.
A peregrinação jacobeia tem ainda, intrínseca à sua semântica, a dimensão do ágape: o sentido comunial da mesa-comum vivido etapa-a-etapa e, depois, celebrado em Compostela e no regresso a casa [com um canto nos lábios e uma estrela na fronte, como se dizia dos antigos peregrinos medievais].
Ameaçado outrora pelo esquecimento, o fenómeno dos Caminhos de Santiago parece agora refém de um processo de mundanização que sacrifica os fundamentos da sua espiritualidade e tradição, impondo um simulacro esvaziado de semântica, sem conteúdo iniciático e mistagógico e sem compromisso penitencial e metanóico.
Congaudeant Catholici é um antigo cântico dos peregrinos a Compostela, composto por Albertus Parisiensis no século XII e integrado no Codex Calixtinus. Do verbo latino congaudeo [que significa “alegrar-se com”], congaudeant é um convite à alegria partilhada, essa alegria que os peregrinos testemunham no Caminho e na experiência transfiguradora da chegada à Catedral de Santiago.
Com o projeto CONGAUDEANT, propomos uma “escola de peregrinos”, uma comunidade reunida em torno do conhecimento e da experiência dos Caminhos de Santiago.
Próximo Caminho de Santiago:
Sarria – Compostela [Caminho Francês], 8-14 fev. 2024
Inscrições e mais informações: nov. 2023
Ligações:
Caminho de Santiago | Catedral de Santiago de Compostela | Oficina do Peregrino | Xacobeo | Galiza | Pilgrim