No passado dia 11 de maio, a Cosmorama apresentou na Universidad Pontificia de Salamanca a edição das atas das VII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa. Estas Jornadas, organizadas pelo Instituto Superior de Pensamiento Iberoamericano [UPSA] e pela Cátedra Poesia e Transcendência [UCP], decorreram nos dias 5 e 6 de maio de 2016, em Salamanca.
Esta edição, com introdução de José Luis Guzón, reúne textos de José Rui Teixeira, Antonio Colinas, César Augusto Ayuso, Luis Frayle, José Pedro Angélico, Hugo Milhanas Machado, Pedro Pereira e Valter Hugo Mãe.
Destacamos o contributo dos autores portugueses: José Rui Teixeira reflete sobre a vertigem suicidária na cultura portuguesa a partir do diálogo entre Manuel Laranjeira e Miguel de Unamuno; Pedro Pereira escreve sobre “a agonia persistente do silêncio” em «Aparição» de Vergílio Ferreira e em «Húmus» de Raul Brandão; a “alma ibérica” no diálogo entre Teixeira de Pascoaes e Miguel de Unamuno é o tema do texto de José Pedro Angélico; finalmente, um texto notável de Valter Hugo Mãe: “Deus era um livro: poesia e aspiração à transcendência”.

Encomendar