O Livro de Ónio | António Hartwich Nunes
"Persiste a pergunta: por que motivo António Hartwich Nunes nunca publicou a sua poesia? O tempo foi passando, os poemas foram-se acumulando, avulsos, numa qualquer gaveta e, a certa altura, restou-lhe apenas o gosto de revisitá-los, resgatando-os de um passado esmaecido, como lâmpadas apagadas 'cujo ouro brilha no escuro pela memória da extinta luz...' [...] A presente edição é um exercício de resistência da memória e entrega à história da literatura portuguesa, com o cuidado que exigem as realidades mais frágeis, a vida e a obra deste 'poeta sem querer', esse admirável António Hartwich Nunes – o Ónio, para quem lhe conquistar a intimidade" [José Rui Teixeira (introdução), pp. 29 e 36].
Véspera | José Pedro Angélico
José Pedro Angélico nasceu em 1983. Licenciado e doutorado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidad Pontificia de Salamanca, respectivamente. Professor da Faculdade de Teologia e membro da direção da Cátedra Poesia e Transcendência [UCP Porto]. Membro da Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología e da European Society for Catholic Theology. 'Véspera' é o seu primeiro livro de poesia.
Razão poética | Carlos Alberto Braga
Carlos Alberto Braga nasceu em 1959. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. 'Razão poética' reúne cinco livros de poesia: 'As margens do murmúrio' [1987], 'Deriva litoral' [1989], 'As imperecíveis águas' [1996] e 'O percurso da luz' [2006] e 'Matriz do tempo' [2016]. A 1.ª edição de 'Razão poética' foi publicada em 2016, com um prefácio de António Cândido Franco.
Abandono | Jorge Teixeira
Jorge Teixeira nasceu no Porto, em 1981. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas [variante de Estudos Portugueses] pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa [Porto]; mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro. 'Abandono' é o seu primeiro livro de poesia.
A eterna qualquercoisa | Martín López-Vega
Martín López-Vega nasceu em Poo de Llanes [Astúrias], em 1975. Tradutor, crítico literário e gestor cultural, é licenciado em Filología Española [Universidad de Oviedo] e doutorado em Literatura Española [The University of Iowa]. Foi subdiretor das livrarias La Central [Madrid], diretor editorial da Vaso Roto Ediciones e redator do 'El Cultural' [suplemento cultural do diário 'El Mundo']. Foi Diretor de Cultura do Instituto Cervantes e recentemente nomeado Director General de Cultura y Patrimonio del Principado de Asturias. 'La eterna cualquiercosa' foi publicado em Valência em 2014.
Maligno | Eduardo Quina
'Maligno' é o quarto livro de Eduardo Quina, poeta que publicou 'Corpos: labirintos' [2015], 'Sombras mortas entre os dedos' [2015] e 'Ausência' [2017]; e que tem colaborado regularmente na ‘Eufeme’ [magazine de poesia]. Objeto intenso, compacto sob o arco de uma narrativa poética que se desdobra em 41 estâncias.
Diáspora | José Rui Teixeira
Esta é a 4.ª edição de 'Diáspora', livro em que se reimprimem os poemas de 'Ataúde' [2007-2008], 'Oráculo' [2005-2006], 'O fogo e outros utensílios da luz' [2004-2005] e 'Para morrer' [2003-2004]. A estes poemas junta-se um texto de 2006: 'Zerbino', com a tradução para espanhol Miriam Reyes. José Rui Teixeira nasceu no Porto, em 1974. Estudou Teologia, Filosofia e Literatura. Dirige a Cátedra Poesia e Transcendência [UCP Porto].
Arte e Fuga | María Negroni
María Negroni [Argentina] publicou, entre outros livros de poesia: 'La jaula bajo el trapo', 'El viaje de la noche', 'La Boca del Infierno', 'Cantar la nada', 'Interludio en Berlín' e 'Exilium'. Entre outros, publicou os ensaios: 'Ciudad Gótica', 'Museo Negro' e 'El arte del error'. A sua obra está traduzida em inglês, francês, italiano e sueco. Dirige a disciplina de Escrita Criativa na Universidad Nacional de Tres de Febrero, em Buenos Aires. 'Arte e fuga' é o primeiro livro de María Negroni publicado em Portugal.
Experiência Butoh | Daniela Camacho
Daniela Camacho nasceu no México, em 1980. Publicou: 'En la punta de la lengua', 'Plegarias para insomnes', '[imperia]', o livro de palíndromos 'Aire sería' e o livro-objeto 'Pasaporte' [em edição trilingue, juntamente com Natalia Litvinova e Beatriz Paz]. Em colaboração com o criador audiovisual Christian Becerra, publicou 'Carcinoma' e 'Híkuri'. Nos últimos anos residiu em Tóquio, Lausanne e Cairo, tendo recentemente regressado ao México. 'Experiência butoh' é o primeiro livro de Daniela Camacho publicado em Portugal.
Espelho negro | Miriam Reyes
Miriam Reyes nasceu em Ourense, em 1974. Estudou Letras na Universidad Central de Venezuela e Filología Hispánica na Universitat de Barcelona. Publicou os livros de poesia: 'Espejo negro' [DVD, 2001], 'Bella durmiente' [Hiperión, 2004], 'Desalojos' [Hiperión, 2008], 'Haz lo que te digo' [Bartleby, 2015] e 'Prensado en frío' [Malasangre, 2016]. Miriam Reyes organizou e traduziu para espanhol a antologia de poesia galega 'Punto de ebullición' [FCE, 2015].
A margem de um livro | Rui Nunes
Rui Nunes nasceu em Lisboa, em 1945. É autor de uma obra impressiva, em permanente processo de ruptura e com uma profunda liberdade em relação aos reducionismos inerentes à compartimentação das categorias, dos géneros e das escolas literárias. Em mais de vinte livros, desde a década de 60, Rui Nunes imprime uma poesia densa e áspera que assoma filosoficamente numa ficção que sacrifica a tessitura da narrativa tradicional à acuidade de um olhar primitivo. E essa não é a receita para um autor canónico, é o caminho invariavelmente solitário de um autor singular.
Mulheres de Húmus | Nuno Júdice
'Mulheres de Húmus' é um pequeno texto de Nuno Júdice, publicado no contexto do centenário da publicação de 'Húmus', de Raul Brandão. Nuno Júdice nasceu em 1949; formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa e foi, até 2015, professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989. Entre 1997 e 2004 desempenhou as funções de Conselheiro Cultural e Director do Instituto Camões em Paris. Tem obra publicada no campo do ensaio, da ficção e da poesia. Dirige, desde 2009, a revista Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.
Razão poética | Carlos Alberto Braga
Carlos Alberto Braga nasceu em 1959. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Publicou 'As Margens do Murmúrio' [Edições Afrontamento, 1987], 'Deriva Litoral' [Edições Limiar, 1989], 'As Imperecíveis Águas' [Edições Limiar, 1996] e 'O Percurso da Luz' [Cosmorama Edições, 2006]. Em 2016, reuniu estes quatro livros e o inédito 'Matriz do Tempo' neste volume: 'Razão poética [poesia 1987-2016]'.
Carta a mim mesmo | Fernando de Castro Branco
'Carta a mim mesmo' reúne a poesia que Fernando de Castro Branco escreveu entre 2011 e 2014: 'Carta a mim mesmo', 'Conheço o mal' e 'Ao sol de Galileu'. Fernando de Castro Branco [Duas Igrejas, 1959] publicou vários livros de poesia na Cosmorama, entre os quais se destacam: 'Plantas Hidropónicas' [2008], 'A Carvão' [2009] e 'Assinatura Irreconhecível' [2011]. É doutorado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Desde Portugal | Fernando de Castro Branco
'Desde Portuga' é o mais recente livro de Fernando de Castro Branco, autor que publicou vários livros de poesia na Cosmorama: 'Plantas Hidropónicas' [2008], 'A Caminho de Avoriaz' [2011] e 'Assinatura Irreconhecível' [2011]. Em 2009, reuniu a sua poesia em 'A Carvão'. Em 2016, juntamente com este livro, publicou 'Carta a mim mesmo', com poemas escritos entre 2011 e 2014.
Hybris | Jorge Melícias
Depois de ter reunido a sua poesia em 'Alvídrio' [2014], Jorge Melícias redefiniu o seu corpus poético em 2015, com a publicação de 'Hybris', tendo preterido três livros — 'Iniciação ao remorso' [1998], 'A luz nos pulmões' [2000] e 'O dom circunscrito' [2003] — e apresentando dois inéditos: 'Profligação' [2014] e 'Edacitas' [2015].
Constelações no azul magoado | Joaquim de Araújo
Joaquim de Araújo nasceu em Penafiel, em 1858, e morreu na Casa de Saúde do Telhal, em 1917. Apesar de ser lamentavelmente pouco reconhecido, foi uma das mais importantes figuras da história da cultura portuguesa, não apenas da segunda metade do século XIX: o poeta, o bibliófilo, o arqueólogo cultural e o editor. Todo o seu trabalho literário e cultural é pautado pela excelência e o seu contributo como embaixador da cultura portuguesa é incomparável. No contexto do centenário da sua morte, a Cosmorama reúne em 'Constelações no azul magoado' três livros de poesia de Joaquim de Araújo: 'Lira Íntima' [1881], 'Ocidentais' [1888] e 'Flores da Noite' [1894]. Edição organizada por Jorge Teixeira, José Marques e José Rui Teixeira.
Poesia [1926-1929] | António Pedro
António Pedro nasceu na cidade da Praia [Cabo Verde], em 1909, e morreu em Moledo do Minho, em 1966. A Cosmorama reúne nesta edição a poesia dos seus cinco primeiros livros, dispersos e inéditos da década de 20 do século passado. Aqui fica documentado esse esquecido e subestimado património poético do qual António Pedro se foi esteticamente distanciando, mas que nunca renegou e sem o qual dificilmente poderemos compreender o fundo sensível e desassossegado da sua condição de esteta. Edição de Jorge Teixeira e José Rui Teixeira.
Saudade Minha [poesias escolhidas] | Guilherme de Faria
'Saudade Minha [poesias escolhidas]' reúne cem poemas de Guilherme de Faria, poeta que nasceu em Guimarães, em 1907, e suicidou-se na Boca do Inferno [Cascais], em 1929, com apenas 21 anos. Tudo o que na sua biografia é susceptível de ser relacionado com a sua idade resulta na evidência de uma precocidade impressionante: com 11 anos, ainda em Guimarães, dirigiu um pequeno jornal quinzenário; com 17 anos editou quatro livros de Teixeira de Pascoaes, num contexto em que se relacionou, com mais ou menos proximidade, com as principais figuras das letras e das artes do seu tempo; com 21 anos deixou uma obra poética singular que o integra na melhor tradição lírica e elegíaca da poesia portuguesa.
Margens | Hugo Mujica
'Margens' é uma antologia da poesia de Hugo Mujica, a primeira publicação em Portugal do poeta argentino, que nasceu em Buenos Aires, em 1942. Hugo Mujica estudou Belas-Artes, Filosofia, Antropologia Filosófica e Teologia. Esta multiplicidade de saberes perpassa uma obra que abarca a filosofia, a antropologia, a narrativa, a mística, a poesia e a indagação estética. A sua 'Poesía Completa', que reúne os dez livros publicados entre 1983 e 2011, foi recolhida em 'Del crear y lo creado', três volumes que incluem poesia, narrativa e ensaística. A sua obra poética foi traduzida, antologiada e publicada em quinze países.
Alvídrio | Jorge Melícias
Depois de ter reunido a sua poesia em 'Disrupção' [2008], Jorge Melícias reuniu em 'Alvídrio' sete livros: 'Felonia' [2013], 'agma' [2008], 'a longa blasfémia' [2006], 'incubus' [2004], 'o dom circunscrito' [2003], 'a luz nos pulmões' [2000] e 'iniciação ao remorso' [1998]. Jorge Melícias nasceu em 1970; estudou História e traduziu, entre muitas outras, obras de Baudelaire, Ramos Sucre, Saint-John Perse, Rosario Castellanos, Gamoneda, Hugo Mujica e Leopoldo María Panero.
Diáspora | José Rui Teixeira
Esta é a 3.ª edição de 'Diáspora', livro em que se reimprimem os poemas de 'Ataúde' [2007-2008], 'Oráculo' [2005-2006], 'O fogo e outros utensílios da luz' [2004-2005], 'Para morrer' [2003-2004] e 'Zerbino' [2006]. Edição trilingue, com traduções de José Pedro Angélico [inglês] e Miriam Reyes [espanhol]. José Rui Teixeira nasceu no Porto, em 1974. Estudou Teologia, Filosofia e Literatura. Dirige a Cátedra Poesia e Transcendência [UCP Porto].